Desembaraço Aduaneiro de Importação

Desembaraço Aduaneiro de Importação
Desembaraço Aduaneiro de Importação
Desembaraço Aduaneiro de Importação
Desembaraço Aduaneiro de Importação

O desembaraço aduaneiro de importação acontece sempre que importa um produto e serve para verificar se todas as mercadorias estão regularizadas.

O desembaraço aduaneiro de importação se refere a chegada de produtos em território brasileiro. Quando isto ocorre a alfândega deve realizar a liberação do pedido. Somente assim é que o produto chegará até você. Esta liberação é conhecida como desembaraço aduaneiro de importação.

Por isso o desembaraço aduaneiro de importação é tão importante, pois a alfândega pode aceitar ou não seus produtos simplesmente.

O que é o desembaraço aduaneiro de importação

Qualquer tipo de processo de importação envolve este procedimento, que libera a entrada de mercadorias no Brasil.

O desembaraço aduaneiro de importação envolve toda a verificação dos documentos e os dados declarados do exportador, visando confirmar que a importação está de acordo com a legislação vigente.

É necessário diferenciar o desembaraço aduaneiro de importação do despacho aduaneiro, pois este consiste na conferência física e documental das mercadorias.

Desta forma o desembaraço aduaneiro de importação faz a liberação e registra a conclusão de verificação.

O desembaraço aduaneiro é regulamentado pelo decreto nº 6.759/2009. Esta é a última etapa do despacho aduaneiro, pois verifica se está tudo de acordo, e se não houver irregularidade a próxima fase é autorizada.

Como funciona

Assim que o pedido chegar a alfândega, ele entrará em uma lista de espera.

O primeiro passo é a conclusão de conferência aduaneira, que visa identificar as irregularidades. Se tudo estiver correto irá iniciar o desembaraço.

Ele é feito pelo Siscomex, um sistema que possui o registro, acompanhamento e controle de todas as operações do comércio exterior.

Com o desembaraço cadastrado, o pedido será expedido e entregue ao importador. Com ele irá o comprovante de importação, que demonstra que o pedido está regular, ficando necessário ao importador apresentar:

  • Comprovante de pagamento do ICMS;
  • Documento que comprova o pagamento de taxa do departamento da marinha mercante;
  • Documento a respeito da carga.

Vale lembrar que esse procedimento envolve todo o desembaraço alfandegário, despacho aduaneiro e desembaraço.

Sobre a Futura Despachos

A Futura Despachos conta com uma metodologia pioneira, propõe uma consultoria conjunta entre a empresa e os fornecedores. Este tipo de conceito é uma forma de inovar e estimular a participação de toda a cadeia, por meio de divisão de ganhos apurados em todo o processo.

Especializada e atuante há mais de 22 anos com processos aduaneiros, a Futura lhe oferece suporte em todas as etapas do projeto. Conta com profissionais altamente capacitados com ampla experiência de mercado.

Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato agora mesmo pelo telefone (11) 5052-7110 e tire agora mesmo todas as suas dúvidas.

Mais visitados

Regiões do Brasil que atendemos.

Regiões de São Paulo que atendemos.

O texto acima "Desembaraço Aduaneiro de Importação" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.